A hora do barbear pode se transformar num verdadeiro filme de terror, estilo Jogos Mortais com direito a sangue e tudo. Barba feita é legal (apesar de eu ser adepto da barba por fazer, mas bem feita). Porém o processo de “fazer a barba” às vezes é um verdadeiro sofrimento.
Para cada homem, tem um tipo de pele, um tipo de barba e vários tipos de reclamações. Pensando nisso preparei algumas dicas que podem ajudar a sua hora de barbear a não se tornar um verdadeiro filme de terror, tipo Jogos Mortais, com direito a sangue e tudo.
Uma barba bem cuidada vai lhe garantir pontos extras na sua aparência e vai repercutir positivamente na sua vida profissional, no relacionamento, etc.
Vamos às dicas!
1º Lave bem o rosto
Durante ou depois do banho, lave o rosto com água morna ou então antes de se barber ferva um pouco de água e umedeça uma toalha de rosto. Pressione a toalha contra o rosto, em toda região da barba, em movimentos leves para abrir os poros. Assim os poros se dilatam e os pelos ficam mais soltos e agressão a sua pele será menor.
2º Lubrifique a área a ser barbeada
Dependendo da sensibilidade da sua pele, será necessário o uso de um óleo para minimizar o atrito com a lâmina. Isso prepara o pelo e a pele para aplicação do creme de barbear. Se você não tiver um óleo adequado para sua pele use um pouco de condicionador de cabelo, aplicando uma fina camada. Não vale pegar o óleo corporal da sua namorada, pois se sua pele for oleosa ou ficar durante o dia, você vai conseguir fritar um ovo com o que vai escorrer da sua cara.
3º Escolha o produto correto
Gel, espuma ou creme, o produto precisa ser próprio para barbear. Se seu rosto for seco, use cremes e, se for oleoso, prefira o gel. Existem produtos com ótimos preços e que você encontra em qualquer farmácia ou supermercado.
Dica: Nunca use sabonete ou sabão. Lembre-se: Lâmina a seco na pele, jamais. Se você não tiver tempo para cumprir esses 3 primeiros passos use um pouco de condicionador e manuseei a lamina de barbear com atenção.
4º Troque de método
As lâminas resultam em um barbeado mais rente, ideal para barbas que crescem rápido. Mas, se elas irritarem seu rosto, vale substituí-las pelo aparelho elétrico. Dica: Antes, passe um pouco de talco no rosto.
5º Cuidado com a quantidade de lâminas
Se você tem irritação intensa ou acne fique longe de aparelhos com várias lâminas. São legais, modernos, mas eles equivalem a passar mais vezes uma lâmina só.
6º Troque as laminas regulamente
Isso pode variar, mas a partir da sexta vez, as lâminas se desgastam, perdem o corte e é preciso passá-las mais vezes na pele, o que provoca irritação, por isso, prefira trocá-la.
Dica: Comprou o aparelho de barbear, então aproveite e compre alguns refis junto. As laminas podem se deteriorar por vários motivos. Por exemplo: guardá-las em local inadequado.
7º Respeite o sentido em que o pelo nasce
Não custa lembrar: Você tem pêlos e não grama no rosto! Nada de esburacar a pele na primeira passada da gilete. Tenha cuidado, paciência e respeite o sentido que o pelo nasce. Nunca contra. Sempre a favor.
8º Faça movimentos curtos e rápidos
Se passar a lâmina mais longamente, por cima do lubrificante e do creme, sua mão corre o risco de escorregar e provocar cortes.
9º Utilize pós-barba
Água gelada e um pós-barba, de preferência sem álcool, ajudam a acalmar. Se seu rosto estiver irritado, produtos com um pouco de antibiótico podem ser receitados por um dermatologista. Nesse caso consulte-os primeiro. Produtos inadequados ou sem prescrição podem causar irritações e até manchas.
Dica: Perfume não é pós-barba e em contato com o sol pode causar manchas. Crie vergonha e compre algo descente, até seu avô sabe que isso é o certo a se fazer.
10º Dê folga para o seu rosto
Essa é a melhor parte. Por mais que não queira ou possa, a melhor opção é dar ao menos um dia de folga ao seu rosto. Se durante a semana é impossível fazer isso, aproveite o final de semana e fique pelo menos um dia sem se barbear. Sua pele vai agradecer.
Cara, seguindo essas dicas as chances de você ter uma pele bonita e uma barba bem cuidada aumentam e ainda por cima você cria um habito importante: cuidar de si mesmo.
Até a próximo post!
0 comentários:
Postar um comentário