Algumas mudanças


O tempo passa, e um dia a gente cresce.

É seu primeiro dia em casa, você acabou de nascer , e concentra todos os olhares, a atenção é toda sua, naquele momento só existe você. Com tantas pessoas ao seu redor, você se sente assustada, e tudo o que faz é chorar porque no fundo, você está estranhando tudo, e quer voltar pra aquele lugar escurinho e quentinho ao qual foi tirada de repente e a força, sem a sua vontade.
Você faz 5 anos, e está na escola há um tempo, conhece outras crianças, que no mesmo dia já se tornam seus amigas. Suas primeiras decepções acontecem quando elas não te emprestam um lápis de cor, ou quando sua mãe não te da o brinquedo que você quer. Ah, e os brinquedos... Suas maiores e únicas paixões! Quando você está com sono, adormece ali mesmo, e como mágica, quando acorda está na sua cama.
Aos 10 anos, você começa a ter mais curiosidade. E se preocupa em se aceita e amada pelos colegas. Você tenta se convencer que não é mais criança, e por isso não brinca mais de boneca, pelo menos na frente dos outros, pois adora fazer isso escondido. Você tem seu próprio grupinho de amigas na escola, e faz de tudo para impressiona-las, inclusive usa o batom vermelho da sua mãe e leva a maquiagem dela escondido para mostrar as amigas. Isso sem contar quando você desfila pela casa usando seus sapatos de salto alto e seu sutiã quando ela não está. Tudo o que você mais quer é ser adulta como ela.
De repente 15. De repente grandes responsabilidades, de repente tudo começa a acontecer! De início nada parece mudar, mas com o tempo várias coisas vão acontecendo e mudando sua vida. O primeiro beijo, o primeiro namorado, o primeiro coração partido. Suas notas na escola já não são as mesmas, elas começam a cair, mas nada que seja tão preocupante como a dúvida sobre o que vestir na festa de sábado. Ah festas... Muitas festas! Muitos sonhos, muitas vontades. Você conhece gente nova. Faz novas amizades, e mantém as antigas. Divide com alguém todos seus segredos e medos, e esse alguém acaba te traindo. Você sofre, jura que aprendeu e agora é mais esperta, mas isso não acontece de vedade, é impossível fechar o coração para o mundo quando se é uma adolescente. Você quer que o tempo passe de pressa, será que é possível pular dos 15 para os 18?
Enfim 18. E com eles, chega a tão sonhada carteira de motorista, com ela muitas responsabilidades! Você pode fazer quase tudo o que queria quando tinha 15, só que agora você responde por si só.  Suas preocupações não são mais como as de alguns anos atrás, agora você pensa na faculdade, na escolha da profissão que você vai seguir para o resto da vida. O futuro te assusta, você é jovem, mas é forçada a  pensar como uma adulta, afinal é a sua vida futura que está em jogo! De vez em quando ainda corre para o colo da mãe, e quer de volta a vida que tinha aos 10 anos.
Um dia você acorda em uma casa diferente, a sua casa. Agora você está com 25 anos. É adulta, mora sozinha, trabalha, paga suas próprias contas, tem um namorado de alguns anos, e já pensa em se casar. Sua vida fora da casa dos seus pais não é a mesma! Sente saudades da comida da mãe enquanto abre um pacote de congelados para fazer uma refeição rápida. Você não vai  mais a tantas festas, e já não ama dirigir como antes. Ainda tem algumas amigas do tempo de escola, só que muitas se perderam pelo mundo, e você nunca mais ouviu falar. Nem procurou saber. Agora você tem muitas outras preocupações. E muitas decepções. Vivendo a vida, começa a entender certas ensinamentos que aprendeu com seus pais no tempo de criança, quando era pequena, e sua maior responsabilidade era guardar os seus brinquedos depois que brincasse. Então bate uma saudade que não da pra suportar. Tudo o que você mais quer é voltar para aquele lugar escurinho e quentinho onde nada de ruim acontecia, lá você estava protegida de tudo e de todos, e mesmo sem entender nada, você se sentia segura.

0 comentários:

Postar um comentário