Como usar um terno masculino clássico

Aposte na elegância do terno clássico. Foto:DivulgaçãoDentro da indumentária masculina, pode-se dizer que, no quesito elegância, nenhuma peça chega aos pés dos ternos, que desde sua invenção no século XV, passou a ser sinônimo de sofisticação e poder. Assim como outras peças na indumentária, os ternos também passaram por adaptações. Inicialmente, era um conjunto de três peças confeccionados no mesmo tecido – calça, paletó e colete. Contudo, com o passar dos anos, o último foi aos poucos sendo excluído da composição, deixando apenas a dupla.












Hoje, calça e paletó continuam sendo sinônimos de elegância, e mais que isso, tornaram-se fundamentais tanto em ocasiões formais, quanto em alguns trabalhos que exigem do homem, estar bem vestido. Porém, acertar na produção do look parece não ser tarefa tão fácil assim. Portanto se você é um desses homens que apresentam dúvidas para combinar o terno, a dica geral é optar pelo clean e básico. Os ternos cinza e preto são os mais clássicos e aptos para isso. Confira abaixo algumas dicas de como combinar as camisas e usar o paletó sem erros.

COMO USAR TERNOS PRETOS

Os ternos pretos, por serem mais neutros, possibilitam o uso tanto de várias cores de camisas, desde que elas sejam suaves, quanto de gravatas mais ‘alegres’, com estampas e cores menos sóbrias, sem perder a elegância no look. Porém, se for necessário eleger o par perfeito para essa cor de terno, opte pela branca, pois aliadas às gravatas coloridas – sempre em tons luminosos e alegres – criam contraponto com o paletó, deixando o look charmoso sem muitos esforços.

Outras cores de camisas também são permitidas, como cinza, azul e lilás, desde que sejam em tons claros. Deixe de lado combinações muito contrastantes, como o vermelho e o preto. Estampas como minúsculas listras e pequenos xadrezes são permitidas em ternos lisos ou até mesmo os modelos com padronagem risca-de-giz. Nesse caso, os pequenos detalhes farão grande diferença no look.


Terno preto é clássico!. Foto:Divulgação
Terno preto é clássico!. Foto:Divulgação
Terno cinza + camisa rosa. Foto:Divulgação
Terno cinza + camisa rosa. Foto:Divulgação
Branco sofisticado!. Foto:Divulgação
Branco sofisticado!. Foto:Divulgação
Preto e branco exprimem classe. Foto:Divulgação
Preto e branco exprimem classe. Foto:Divulgação

Terno cinza + lenço amarelo. Foto:DivulgaçãoTerno cinza + lenço amarelo. Foto:Divulgação


Quanto à gravata, você pode seguir a cor da camisa, mas em tons mais fortes, como por exemplo, uma camisa rosa clara com a gravata pink ou roxa. Ou que contraste com a camisa e o paletó, em cores alegres e luminosas, como amarelo queimado, laranja, vermelho escuro e também o azul royal. Além disso, padronagens de pequenas listras e xadrezes também são bem vindas.

Para completar, não se esqueça dos cintos e sapatos. Eles são itens fundamentais para compor um look perfeito e são capazes de aperfeiçoar ou estragar completamente a composição, caso sejam escolhidos de forma errada. Para o terno preto, os acessórios devem ser da mesma cor do paletó, ou seja, preto, independente da textura.

Terno + casaco para os dias frios. Foto:DivulgaçãoTerno + casaco para os dias frios. Foto:Divulgação
COMO USAR TERNOS CINZAS

O terno cinza é um pouco mais flexível em comparação ao preto, capaz de ser sério e refinado – quando usado com camisas brancas e gravatas em cores sóbrias – e ainda ser uma peça neutra, possibilitando o contraste em combinações com várias cores.

Em razão de o terno cinza possuir cor neutra, a escolha das camisas é bem mais tranquila, pois a tonalidade combina com quase tudo. Porém, no quesito seriedade e elegância, mais uma vez a camisa branca é a preferida, pois aliada às gravatas listradas ou cores sólidas em tons cítricos, vermelhos e roxos, deixam o visual ainda mais refinado.

Camisas de listras, largas ou ajustadas, também são uma ótima pedida. Aposte nas cores sólidas, como o rosa, o lilás e o azul.

As gravatas também ganham liberdade com essa cor de paletó, podendo ser listradas ou em estampa de gravataria (minúsculas). Para não errar, evite modelos muito claros, que contrastam com a cor da camisa, como por exemplo: camisa pink com gravata rosa claro.

Outra dica para não errar na composição, é encontrar o equilíbrio entre as proporções da gravata e da camisa. As últimas, com pequenas listras, devem ser usadas com gravatas de estampas grandes. Porém, tente não fazer a união das peças em apenas uma cor. O equilíbrio do look também é conseguido com a mescla de tonalidades.

Quanto aos acessórios, o sapato preto continua sendo a escolha ideal para evitar erro. Porém, se você quiser ousar, os marrons –médio, escuro e os levemente avermelhados – deixam o look mais sofisticado. Os cintos devem seguir a cor do sapato, contudo a tonalidade não precisa necessariamente ser a mesma, desde que haja equilíbrio entre os dois.

Aposte nos acessórios marrons com o terno cinza. Foto:Divulgação
Aposte nos acessórios marrons com o terno cinza. Foto:Divulgação
Preto e branco sofisticado. Foto:Divulgação
Preto e branco sofisticado. Foto:Divulgação
Combinação casual. Foto:Divulgação
Combinação casual. Foto:Divulgação
Terno + camisa xadrez. Foto:Divulgação
Terno + camisa xadrez. Foto:Divulgação


O terno é peça coringa de qualquer homem que deseja estar elegante. Aposte na criatividade e em mesclas harmoniosas para compor seus looks.

0 comentários:

Postar um comentário