Se bateu aquele frio na barriga na hora H, siga nossas dicas para tornar esse momento inesquecível ..


Foto: Reprodução/Tumblr
Foto: Reprodução/Tumblr
Poucas coisas na vida deixam a gente mais tensas do que a primeira transa. Afinal de contas, esta é uma nova etapa da vida, você está crescendo... E ter um milhão de dúvidas sobre sexo, vergonha do próprio corpo, medo de engravidar e de contrair qualquer doença, é absolutamente normal. Tudo isso contribui para a gente criar algumas paranóias na nossa cabeça e achar que, no fundo, a primeira vez é um pesadelo. Não mesmo! Para ajudá-la a tirar qualquer neura sobre o assunto, a Atrê te dá algumas dicas que podem ajudá-la a tornar a sua primeira vez mais tranquila:

Rola com um paquera?Tá certo que aumentar a intimidade com o paquera pode transformar o que era um rolinho em namoro. No entanto, é exatamente aí que mora o perigo: achar que ele tem a obrigação de ter algo sério com você, o que nem sempre acontece. É possível, sim, que ele caia fora depois. Caso esteja pensando em transar com um pretê, saiba o que pode acontecer no dia seguinte. Afinal, o sexo nunca deve ser encarado com prova de amor.

- Com o melhor amigo? Como são bem íntimos, os dois relaxam e não aparecem cobranças do tipo: “será que estou gorda?” ou “será que ele vai gostar?”. Além disso, se você quiser parar os amassos por algum motivo, ele entenderá numa boa. Mas cuidado para não se apaixonar, muito menos ficar morrendo de ciúme dele com outras pessoas e, assim, destruir a amizade. A não ser, claro, que a paixão seja recíproca...

- E se a primeira vez for ruim?Pois é, infelizmente, nem sempre a primeira vez é uma maravilha. “Ás vezes, não conseguimos nos soltar. Se não foi bom na primeira, pode apostar que a segunda e a terceira será melhor”, afirma a psicoterapeuta Margarida Antunes Chagas. Ufa!

Previna-se!
Agora que você tirou as neuras da cabeça e decidiu ir em frente, está na hora do item mais importante: prevenção. Afinal de contas, para garantir que você fique bem longe de doenças sexualmente transmissíveis e de uma gravidez indesejada, é preciso fazer sexo seguro.

“Posso tomar anticoncepcional?”
Pode, mas não vale pegar o anticoncepcional da amiga! Só um médico ginecologista pode falar qual o melhor tipo de pílula para o seu organismo. Além disso, ele informará como usá-la, já que tem que tomar sempre no mesmo horário e ficar de olho na cartela para não pular nenhum dia. E, mesmo tomando pílula, não se esqueça de usar camisinha, que é importantíssima para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

“Se eu tomar a pílula hoje, amanhã ela já está fazendo efeito?”

Não. A pílula deve ser tomada a partir do primeiro dia da sua menstruação. Assim que terminar o sangramento, você estará protegida.

 “Pílula engorda?”
Não. Algumas pessoas mais sensíveis podem ter retenção de líquido. Mas, se o seu peso aumentar em um ou dois quilos, é só pedir ao médico para que ele reavalie o tipo de anticoncepcional que foi receitado e lhe dê outro que seja melhor para o seu organismo.

“Posso tomar sempre a pílula do dia seguinte?”Não! Ela é para ser usada em casos de emergência, como se a camisinha furar e você não estiver usando outro método contraceptivo, como o anticoncepcional. Cada comprimido equivale a quase dez pílulas normais! Se tomado muitas vezes, pode deixar a menstruação desregulada. Além do mais, ela causa náusea, cólica e dores de cabeça.

Ah, e vale lembrar: antes de transar pela primeira vez, marque uma consulta com o seu ginecologista e não tenha vergonha de tirar todas as suas dúvidas! A primeira vez só é bacana mesmo quando acontece sem nenhuma neura na cabeça. ;)

Quem deu as dicas: Denise Coimbra, ginecologista e obstetra, e Margarida Antunes Chagas, psicoterapeuta.