Bronzeado Perfeito

VOOOOOOOOOOOLTEI :)

 

meninas eu estou de volta, como eu tinha prometido quando parti, eu voltei cheia de dicas, truques incriveis, estou muito empolgada, tenho tantas coisas pra postar , mais é muita mesmo...

Vou começar com umas dicas incriveis que cá entre nós eu andei praticandoe funciona super, hiper, mega beem  ;)


O que é bronzeado ?

A cor bronzeada deve-se à oxidação, causada pelos raios de sol, em um pigmento existente na pele, chamado melanina.
A melanina é sintetizada a partir de um aminoácido , a tirosina , por ação da tirosinase, através de inúmeras reações químicas.
A oxidação que ocorre tem a finalidade de proteger as células de reprodução da pele, localizadas em camadas mais inferiores.

Como obter um bronzeado bonito e duradouro

As células de nossa pele demoram , em média , 21 dias para sair da camada mais inferior e atingir a camada superior, descamando após. Assim , qualquer bronzeado precisa de uma nova exposição solar antes de 21 dias com a finalidade de ser mantido.
Além disso, a melanina demora de 24 a 36 horas para ser totalmente reposta e poder intensificar o tom do bronzeado. Portanto, exagerar no sol neste período pode gerar queimaduras de primeiro grau (pele avermelhada e ardor) e " decascar ".
Um bronzeado perfeito e duradouro depende de:
Boa hidratação da pele :tomar muita água e utilizar cremes hidratantes à base de uréia ou lactato de amônia , refrescar a pele com compressas frias de chá de maçã após o banho de sol , usar sabonetes neutros para remover os resíduos de filtro solar ou outros produtos utilizados
Uso de estimuladores da produção de melanina (iniciar uso 1 mês antes): comer frutas, legumes e verduras amarelos ou vermelhos ; fazer gomage e usar cremes com unipertan, tyrosilane C , unitan , óleo de cenoura , óleo de urucum , dihidroxiacetona , eritrulose
Uso de filtro solar
Aplicar 30 minutos antes de expor-se ao sol , repetir a aplicação a cada 3 horas , FPS 15 ou mais , a fim de deter 93% da radiação (efeito nocivo)
Exposição correta e progressiva ao sol
Tomar banho de sol até as 10 horas ou após as 16 horas , quando predominam os raios UV-A, causadores de bronzeamento direto da pele com eritema fraco ; aumentar 10 minutos no tempo de exposição a cada 3 dias , iniciando com 15 minutos no primeiro dia ; recordar-se de que o efeito bronzeado demora até 72 horas para manifestar-se .
LEMBRE-SE
Rm bronzeado menos é mais !!! Menos sol , menos queimaduras , mais tempo para chegar à cor do verão , mais tempo a cor durará , com menos efeitos colaterais.
LEMBRE-SE
O UV-A é uma das principais causas de envelhecimento cutâneo prematuro foto-induzido, gerando radicais livres que desnaturam colágeno e elastina , além de poder causar efeitos alérgicos. Portanto não abuse !!!
LEMBRE-SE
Que o sol entre 10 e 16 horas é rico em UV-B , principal responsável pela vermelhidão da pele. Este eritema aparece entre 6 e 20 horas após a exposição solar, e sempre significa queimadura , com estímulo à produção irregular de melanina (sardas, manchas) e estímulo ao espessamento da pele , associado à alterações no DNA celular e diminuição da imunidade cutânea, que pode promover o desencadeamento de câncer de pele.

Bronzeado Perfeito

Dicas para um bronzeado perfeito

A cor mais morena faz você parecer mais magra, disfarça algumas manchas e transmite uma imagem saudável, um trio de motivos irresistíveis, que te fazem querer passar o verão inteiro embaixo do sol. Mas não adianta querer ficar bronzeada de um dia para outro a não ser que dolorosas queimaduras e o envelhecimento precoce também estejam nos seus planos.
Esse também é o caminho mais rápido para o melanoma, o mais perigoso tipo de câncer de pele , afirma a dermatologista Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke, de Curitiba, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Ou seja, trate de incluir a proteção na bagagem. Vá à praia ou à piscina munida de óculos escuros, chapéu e protetor solar e comece a usufruir de todos os benefícios trazidos pelo sol e eles não são apenas estéticos.
A luz natural também é uma grande aliada da sua saúde, porque faz o organismo absorver a vitamina D -- substância que melhora a absorção do cálcio encontrado nos alimentos. Esse mineral é indispensável para a formação e a manutenção dos ossos, prevenindo a osteoporose (doença em que o esqueleto fica enfraquecido). Basta meia hora de exposição aos raios solares por dia para você obter os benefícios.
Agora, se a morenisse está na sua lista de objetivos, redobre os cuidados. É importante aplicar o filtro solar cerca de 20 minutos antes do banho de sol, tempo para que o produto seja absorvido; reaplicar o filtro a cada duas horas e evitar o horário entre 10 e 16 horas , alerta a dermatologista. A seguir, ela enumera uma série de dicas preciosas e receitas que vão deixar a sua pele preparada para um bronze de dar inveja, além de prolongar a cor por muito mais tempo.

Betacaroteno para ficar no tom do verão

Alguns alimentos melhoram o aspecto da pele e intensificam naturalmente o bronzeado. Dias antes de se expor ao sol, capriche na ingestão de cenoura, mamão, manga, melão, abóbora, laranja e as folhas verdes (como salsa, repolho, couve, espinafre e agrião) ricos em betacaroteno, nutriente que se transforma em vitamina A no organismo e é vital para o crescimento e a renovação das células.
Mas, ao contrário do que muita gente pensa, esses alimentos não estimulam a melanina (pigmento responsável pelo bronzeado). Na verdade, o caroteno se deposita na pele, conferindo-lhe um tom amarelado e isso acontece mesmo na ausência dos raios solares. Para saber se você está ingerindo grandes quantidades de betacaroteno, observe a palma das mãos. Se ela fica amarelada, é sinal de acúmulo da substância. Para o estoque na pele diminuir e a coloração desaparecer basta interromper a ingestão , explica a médica de Curitiba.
Cuidado ainda se você tiver muito clara, pois há o risco de surgir um tom amarelado artificial. Já nas pessoas morenas a coloração produzida pelo pigmento tende para o dourado. Para ativar o poder bronzeador, o ideal é ingerir três cenouras diariamente. Incremente seu cardápio com duas receitinhas de sucos, turbinados com caroteno, e faça o seu bronze arrasar nesse verão.

Suco bronzeador

Ingredientes

1 copo pequeno de suco de laranja 1/2 beterraba crua e 1 cenoura média

Modo de preparo

Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja

Vitamina do verão

Ingredientes

1/2 beterraba 1/2 cenoura 1/2 maçã 1 col. (sopa) de salsinha 100 ml de água-de-coco

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe se achar necessário e tome com gelo.

Filtro solar

Não cometa o erro de comprar um frasco com fator de proteção solar (FPS) mais elevado e, na praia ou na piscina, passar o produto apenas uma ou duas vezes durante o dia. O ideal é e usar no mínimo filtro com fator 15, que protege contra os raios UVA e UVB , ensina a dermatologista Ewalda. Se optar por um fator mais alto, a regra é a mesma.
Também é importante seguir as instruções de uso do protetor. A quantidade que cabe no dedo indicador, muitas vezes usada para proteger um braço inteiro, serve apenas para uma área equivalente ao dorso da mão. Quanto mais lento for o processo de bronzeamento, mais tempo ele vai durar. Se a pele receber de uma só vez uma grande carga de radiação, provavelmente vai queimar e descamar , explica a especialista. Já com a exposição gradual e com fotoproteção, ocorrerá a produção de melanina e o resultado será mais satisfatório.

Cuidado com as manchas!

Fique longe de substâncias que podem provocar manchas na pele com a exposição ao sol. Evite o contato com frutas ácidas, como laranja e limão e até mesmo o uso de perfumes cítricos e passe longe de produtos caseiros para bronzear. Todas as plantas que possuem seiva podem causar queimaduras , alerta a dermatologista de Curitiba.
Após fazer a depilação, observe se a pele está sensível, apresentando vermelhidão. Tomar sol nessas condições é pedir para pintar o corpo todo de manchas. O ácido retinóico, compoenente de muitos tratamentos de beleza, também é um imã para essas marquinhas. Evite usá-lo no verão ou, se não for possível, passe longe de sol e nem pense em esquecer o filtro.

Faça o bronze durar, durar

A hidratação é um fator muito importante para prolongar a duração do bronzeado. Ficar deitada na esteira borrifando água sobre o corpo não resolve nada. A hidratação da pele é feita das camadas mais profundas para as mais superficiais. O iodo e o sal (no caso da praia) e o cloro (no caso da piscina) ressecam muito a pele -- agressão minizada com o uso de um bom filtro solar.
É recomendável ainda tomar uma ducha de água doce após o mergulho e reaplicar o filtro solar. Durante o banho de sol, beba muita água e evite o álcool, que desidrata demais , aconselha Ewalda. Depois da praia, tome bastante água e use hidratantes à base de uréia, que ajudam a reter o líquido na epiderme. Óleo de semente de uva e de maracujá também são ótimos componentes para a hidratação.
A seguir, duas receitas de máscaras para deixar a pele hidratada após a exposição ao sol, extraídas do livro Beleza à Flor da Pele, da dermatologista Adriana Vilarinho, responsável pela beleza da pele de Gisele Bündchen e Daniela Cicarelli.

Máscara amaciante de uva

Indicação: para qualquer tipo de pele que esteja dando sinais de ressecamento ou desidratação

Ingredientes

1 xícara de uva fresca com pele e bem lavada 1 xícara de chá de água 2 colheres de chá de óleo de semente de uva (à venda em drogarias ou lojas de produtos de beleza) 1 colher de sopa de farinha de trigo
Ferva a água. Acrescente as uvas e deixe cozinhar por uns cinco minutos. Retire do fogo e amasse bem as frutas até obter um suco. Coe e espere amornar. Acrescente o óleo de semente de uva e a farinha de trigo. Misture até formar uma pasta. Passe no rosto limpo. Deixe agir por 30 minutos e enxágüe com água de morna para fria. Repita a dose sempre que sentir a pele áspera e esbranquiçada.

Máscara para pele bronzeada

Indicação: para atenuar linhas de expressão, hidratar e refrescar a pele exposta ao sol.

Ingrediente

1 coco verde
Retire a água do coco e conserve. Abra o fruto, raspe a polpa (aquela carne branca) e coloque no liquidificador junto com a água-de-coco reservada. Bata até virar uma pasta. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 20 minutos. Retire com água fria. Você pode repetir essa aplicação sempre que se expuser ao sol. Deixe a pele lisinha e bronzeada Remover as células superficiais da pele ajuda a deixar o bronzeado evidente. Quando você esfolia a camada morta da epiderme, traz à tona a cor que está por baixo. Com isso, o dourado adquirido na praia se prolonga por mais dias. Uma esfoliação caprichada também serve para evitar que surjam desagradáveis manchas pós-sol. E ainda deixa seu corpo e seu rosto macios. A pele gosta de massagem. Ao esfoliar, só é preciso tomar cuidado para não agredi-la , explica Ewalda. Siga este passo-a-passo uma vez por semana: tome banho com seus produtos de limpeza habituais, tire o excesso de água, aplique uma quantidade generosa de esfoliante e massageie sem usar força excessiva. Enxágüe bem até remover todos os resíduos.

voltar

2 comentários:

  1. Parabens pelo trabalho , adorei tudo por aqui , espero que tenha mais por vir :)

    ResponderExcluir
  2. pow valew ein :) tem muito mais por vir linda :)

    ResponderExcluir