O primeiro passo é escolher uma máscara boa, concentrada e que possa doar o que o seu cabelo precisa. Escolhendo uma máscara de qualidade, tudo depende da forma de aplicação, que, se não for a correta, compromete – e muito- o resultado final.
A Tal da Lavagem
como lavar corretamente o cabelo ?, porque a lavagem correta é pressuposto básico para o resultado do creme de tratamento. Se não forem retirados os resíduos, o excesso de oleosidade e as impurezas que estão impregnadas nos fios, a máscara não fará o efeito desejado, e isso é meio obvio, porque como ela vai conseguir penetrar nos fios com tanta coisa atrapalhando, com tanta coisa pelo meio do caminho?
Eu prefiro usar, antes da hidratação, um shampoo antirresíduos, que limpa profundamente, ou um shampoo para cabelos oleosos, que é mais adstringente. Para quem tem progressiva, alisamentos e tintura, já existem shampoos de limpeza profunda com pH neutro, que não “tiram” nenhuma dessas químicas.
A temperatura ideal da água é a morna, que ajuda a abrir as cutículas, o que facilita a penetração dos ativos de tratamento. Contudo, após a aplicação da máscara de hidratação, na hora do enxágue, a lógica se inverte e a temperatura da água deve ser fria (mas não muito!), para “selar” as cutículas e proporcionar mais brilho.
A Aplicação da Máscara
Com os fios limpos, retire o excesso de umidade, pois quanto mais água tem nos fios, mais o produto será diluído, o que significa redução da eficiência do ativo de tratamento.
Feito isso, use um pincel (daqueles de pintar cabelo) ou qualquer outro objeto limpo para pegar uma pequena porção de produto (não se pega com a mão, para não alterar o pH do produto) e comece a aplicá-la de mecha em mecha, de cima para baixo, depois de baixo para cima, e de cima para baixo de novo, a partir da nuca, na parte de trás, até a parte da frente. É importante que todas as mechas recebam o produto e sejam devidamente massageadas.
Nunca aplique máscara na raiz, por mais seco que o seu cabelo seja.
Após a aplicação, use uma touca de alumínio para cobrir o cabelo, ou, caso não tenha, use papel alumínio, pois o calor gerado, desde que não seja excessivo, potencializa a ação do produto.
Deixa Agir Por Quanto Tempo?
Cada máscara traz no rótulo o seu tempo certo de ação e ele deve ser seguido à risca. Muita gente acha que se deixar o produto agir mais tempo, o resultado será melhor, mas isso não é verdade, pois além de não proporcionar benefícios, pode causar danos!
Após o tempo de ação, enxágue com água abundante até que não tenha nenhum resíduo de produto no cabelo. Isso é muito importante, pois se o enxágue não for feito da maneira correta, os fios ficam cheios de resíduos, pesados e sem brilho.
Entenderam? Façam em casa e me contem depois!
Beijos
0 comentários:
Postar um comentário