Etiqueta e Boas Maneiras

Hoje em dia, falar de regras de etiqueta suscita as mais diversas reacções. Se, por um lado, existem ainda muitos membros da "velha guarda" que defendem a existência de códigos de etiqueta rigorosos que não deixam dúvidas quanto à posição a assumir perante a sociedade, por outro lado existe uma esmagadora maioria que acha que essas coisas "já não se usam".

etiquetaÉ especialmente para essa esmagadora maioria que a Mulher Portuguesa vai passar a publicar, periodicamente, artigos relacionados com as regras de etiqueta e boas maneiras nas mais variadas situações. Porque esta não é uma questão de moda.
Mesmo sem dar por isso, a forma como nos comportamos diariamente e em diferentes circunstâncias - incluindo aqueles que acham que a etiqueta já não se usa - não é mais do que a prática de diversas regras deste código, que utilizamos espontaneamente e sem nos apercebermos que o estamos a fazer.
Contudo, é a insegurança que as pessoas sentem em relação a esta matéria que por vezes levanta a questão do "fora de moda". Para que não tenha de passar por situações embaraçosas, perante as quais não sabe qual o melhor comportamento a assumir, a Mulher Portuguesa vai fazer o possível por lhe explicar como deve responder a um convite formal, como deve vestir-se num casamento e num baptizado, como deve dispor os convidados à mesa de um jantar de cerimónia, como comer aqueles alimentos mais incómodos.... e por aí fora, para que nunca tenha dúvidas acerca de como comportar-se.

E antes da publicação do primeiro artigo exclusivamente dedicado a este tema, deixamos-lhe algumas dicas, a título de curiosidade, para que veja que, afinal, não custa nada manter a educação na moda.
- Quando for a um casamento, não se vista de preto (é demasiado triste e demasiado associado aos funerais), nem de branco - esta cor deve ser exclusiva da noiva nesse dia.
- Num baptizado, não ofereça brinquedos ao bebé. É mais elegante oferecer pequenas jóias em prata.
- Numa refeição formal, pode encontrar no seu lugar 5 colheres, 4 facas e 3 garfos. Em breve vamos ensinar-lhe a distinguir as funções de cada um.
- Se quiser recusar um vinho ou outra bebida, não o faça tapando o copo com a mão. Para além de ser falta de educação, arrisca-se a que o líquido seja entornado sobre a sua mão.
- Numa situação de cerimónia, nunca coma uma banana da forma "tradicional". Descasque-a com garfo e faca e corte-a às rodelas..
- Se for visitar alguém que esteja hospedado num hotel, não deve subir ao quarto mas sim dirigir-se à recepção e pedir que chamem a pessoa em questão.
- Quando quiser visitar um bebé recém-nascido, a menos que seja um parente muito próximo, deve esperar que a mãe e o bebé estejam em casa, e telefonar antes de forma a que a visita não seja num horário inconveniente.
- Quando for prestar as condolências aos familiares de uma pessoa falecida, faça-o de forma breve e discreta, e nunca faça perguntas acerca da doença ou acidente que causou a morte.

0 comentários:

Postar um comentário