10 regras universais dos relacionamentos

Relacionamentos nunca são completamente descomplicados. Sempre tem uma coisinha aqui, outra ali, um desentendimento, uma discórdia, enfim, levar uma vida saudável a dois requer certa paciência, além de uma boa dose de compreensão. Para facilitar a sua vida, aqui vão 10 regrinhas universais que toda pessoa que está envolvida em um relacionamento deveria seguir.


 



1. Um casal = 2 pessoas.
Essa máxima tem duas aplicações: primeiro, você não pode se esquecer de que, agora, vocês estão juntos – ou seja, não existe mais “eu” e “você”, existe o “nós”. Então nada de ter crises de egocentrismo e nem atitudes egoístas, isso certamente vai destruir seu relacionamento. A segunda aplicação cabe àquele(a) melhor amigo(a) seu que está grudado(a) em você o tempo todo – especialmente se for uma amiga do homem ou um amigo da mulher. Ninguém se sente confortável com um(a) “bff” pendurado(a) no pescoço do(a) seu(sua) parceiro(a) – especialmente porque quem deveria estar pendurado(a) no pescoço dele(a) é você! Cuidado, então, pra não deixar que essa sua amizade afete seu relacionamento.

2. Não se esqueça de seus amigos.
Já dizia o velho ditado: “Amores vão e vem, mas os verdadeiros amigos ficam”. Ou seja, nada de se esquecer de Deus e do mundo porque você está namorando. Seu(sua) parceiro(a) pode ser a pessoa mais importante do mundo para você, mas antes de ele(a) aparecer, foram seus amigos que seguraram a sua barra diversas vezes.

3. Não se acomode.
O tédio acaba com qualquer relacionamento. É claro que aquela chama ardente e incontrolável do começo do relacionamento não vai durar para sempre, mas ela também não precisa se transformar em cinzas chochas e sem graça. Diversifique e busque maneiras de se divertir – sempre.

4. Jamais compare seu(sua) parceiro(a) com o(a) ex.
Acho que essa eu não preciso nem explicar, né? Simplesmente pense em como você se sentiria se ouvisse algo como: “Ai, que pena que você não gosta, meu(minha) ex fazia isso tão bem…”. Nada confortável, não é?

5. Não faça nada que você não gostaria que seu(sua) parceiro(a) fizesse.
É o princípio da reciprocidade. Simples assim.

6. Aprenda a ceder.
Ambos terão que ceder em momentos diferentes. É claro que quando apenas um lado cede, tem alguma coisa errada, então o ideal é busca um equilíbrio em que ambos têm consciência de que vão ter que abrir mão de algumas coisas determinadas vezes para manter a paz no relacionamento de vocês. É muito importante que os dois compreendam isso.

7. Se pensar em trair, termine.
A infidelidade é uma das sensações mais doloridas que o ser humano pode experimentar (quem já foi traído sabe bem disso) – a não ser que vocês vivam um relacionamento aberto e ambos estejam de acordo com isso. É claro que ter vontades e fantasiar um pouco sobre outras pessoas é perfeitamente normal, mas isso não significa que você vá consumar o fato. Se o desejo de consumá-lo for realmente maior do que a importância que você dá ao seu relacionamento, termine antes de fazê-lo.

8. Satisfaça as necessidades do(a) seu(sua) parceiro(a).
Se você não o fizer, vai aparecer alguém que vai.

9. Sejam um time e não adversários.
Apesar de isso parecer um pouco óbvio, tem muitos casais que falham nesse quesito. A partir do momento que vocês estão comprometidos um com o outro, vocês formam uma equipe e, como acontece em qualquer time esportivo, se há competição demais dentro da própria equipe, provavelmente o resultado será uma derrota. Vocês podem, naturalmente, ter opiniões diferentes com relação a assuntos diversos, mas não podem deixar que isso tome conta de vocês e se transforme em ofensas e críticas desnecessárias.

10. Aprendam a discutir.
Talvez essa seja a regra mais importante de todas. Como disse na regra acima, vocês podem ter opiniões diferentes, mas precisam saber como expô-las e como defender seu ponto de vista sem atacar e ofender o outro. O ideal é que vocês sempre conversem a respeito de suas divergências e, depois que cada um ceder um pouquinho, encontrem uma solução que pode não ser a ideal para nenhum dos dois, mas que será a mais adequada para vocês como casal.

0 comentários:

Postar um comentário