Sexo na terceira idade


À medida que vamos envelhecendo, nosso metabolismo desacelera e nosso corpo muda. Há perda de massa muscular, aumento de gordura corporal, nossos reflexos ficam mais lentos e nossa sensibilidade diminui. Por conta disso, muitas pessoas tendem a pensar que fazer sexo na terceira idade é algo utópico, praticamente impossível, o que significaria que estamos todos fadados a simplesmente parar de fazer sexo quando atingimos a “melhor idade”. Mas para alívio geral da nação, tudo isso não passa de uma grande mentira alimentada pela sociedade. O sexo na terceira idade é possível, sim, e mais que isso: tende a ser cada vez melhor. 
Melhor que durante a jovialidade? Sim.


 Explico o porquê.
Assim como nosso corpo sofre diversas mutações com o envelhecimento, nossa mente também se modifica, se tornando mais exigente para com todas as coisas – o que inclui o sexo. O que isso quer dizer? Que enquanto a maioria dos jovens se satisfaz com coisas que talvez não sejam as melhores e mais satisfatórias, pessoas de mais idade tendem a apreciar somente as coisas realmente boas. É a velha história da quantidade versus qualidade.

Enquanto para os jovens é importante ter relações sexuais o maior número de vezes possível, para as pessoas de mais idade o que importa é que cada relação, por mais esporádica que seja, seja extremamente prazerosa. Com o tempo, a necessidade sexual também diminui, o que faz com que as pessoas “precisem” transar menos. Aliando a isso à exigência de coisas muito boas que já citei, temos o seguinte quadro: com o passar do tempo, as pessoas transam menos, mas transam melhor.


Tendo esclarecido que sexo depois de uma certa idade é, sim, possível e prazeroso, vamos nos focar nas mudanças que ocorrem na sexualidade das pessoas com o passar dos anos. Em primeiro lugar, é necessário que se compreenda que, biologicamente falando, é possível para o homem atingir a ereção até o fim de sua vida, então se ele tiver problemas em ficar ereto, o ideal é consultar o médico, pois a probabilidade de ele sofrer de alguma disfunção sexual é grande. O que muda, então? A ereção masculina demora um pouco mais para acontecer e tende a durar um pouco menos, ou seja, a ejaculação ocorre com menos tempo (e o jato de esperma é emitido com menos força). Estima-se também que o homem tenha capacidade de ejacular até os 100 anos de idade – portanto, praticamente a vida toda.
Quanto às mulheres, a maior parte das mudanças se dá após a menopausa (período em que os ciclos menstruais vão se tornando irregulares até pararem de vez). Com a cessão dos ciclos menstruais, a mucosa vaginal diminui e a vagina passa a produzir menos lubrificação natural, o que torna a penetração um pouco mais complicada para a mulher. A solução? A prolongação das preliminares e o uso de lubrificantes artificiais.

Como você pôde perceber, sexo na terceira idade não é nenhum bicho de sete cabeças e é extremamente importante que as pessoas compreendam que tudo que é importante e essencial quando o assunto é sexo, é importante e essencial em qualquer idade. Isso significa que não importa se você tem 18 ou 80 anos, as preliminares continuam sendo importantes, apimentar a relação de vez em quando continua sendo essencial e a satisfação final continua dependendo da sintonia entre os parceiros. Enfim, sexo continua sendo sexo, independentemente de idade.




0 comentários:

Postar um comentário