Será que os homens também podem fingir orgasmo?



Entender a diferença entre orgasmo e ejaculação é importante


Será que os homens também podem fingir orgasmo? title=Foto: SHUTTERSTOCK
 
Muito se fala sobre as mulheres que fingem orgasmo. Mas, e os homens, será que eles também podem fingir na hora H? Em primeiro lugar é preciso entender a diferença entre a ejaculação e o orgasmo. “Normalmente as pessoas tendem a relacionar as duas coisas, porém, a ejaculação é a resposta biológica à concentração de estímulos realizadas no pênis durante a atividade sexual e o orgasmo tem a ver com uma percepção subjetiva de prazer associado à atividade sexual”, explica o psicólogo e pesquisador Diego Henrique Viviani, do Instituto Paulista de Sexualidade.

Ou seja, é possível que alguns homens consigam perceber a sensação de orgasmo sem necessariamente ter ejaculado e também que cheguem a ejacular, sem ter a sensação de orgasmo.
Em relação ao fingir orgasmo, ele explica que alguns homens que apresentam inibição ejaculatória (falta ou dificuldade de ejacular na atividade sexual) ou anorgasmia (incapacidade de ter orgasmo durante a atividade sexual e também na masturbação), muitas vezes usam o recurso do preservativo. “Eles esperam a que a parceira tenha atingido o orgasmo e, na sequência, fingem um orgasmo e terminam a atividade sexual fechando o preservativo e jogando fora, sem que a parceira perceba que ele de fato não chegou ao orgasmo”, relata.

Há também outros casos, chamados de ejaculação retrograda, que ocorrem quando o homem não consegue ejacular, pois a ejaculação toma o caminho da bexiga ao invés de ser expelida normalmente pela uretra e, assim, só é liberada juntamente com a urina. “A diferença é que esses homens têm a sensação do orgasmo, mas, muitas vezes, por medo de serem mal interpretados pelas parceiras, tendem a terem o orgasmo e usarem o preservativo da mesma maneira para evitar desconfianças e desentendimentos”, diz.

Como o ejacular masculino costuma representar o término da atividade sexual, a falta de ejaculação pode gerar dificuldades, especialmente quando a mulher não entende o que está acontecendo e acredita que o parceiro não está sentindo prazer. “Normalmente a ejaculação, socialmente falando, tende a receber a premissa de que este homem teve um orgasmo, assim como a ereção tende a demonstrar a excitação, porém apesar das duas premissas terem alguma vinculação com as afirmações, elas não são necessárias para simbolizar o prazer e mesmo a excitação”, diz.

Qualquer que seja a dificuldade, é importante buscar ajuda médica ou acompanhamento psicoterápico, para tentar restabelecer uma qualidade de vida mais prazerosa e saudável. 

 Espero que gostem das postagens de hoje :) 

0 comentários:

Postar um comentário