Decidiu pintar as madeixas em casa? Veja como proceder da maneira correta

Texto: Carmen Cagnoni
tintura-cabelos
Alguns cuidados são primordiais para as mulheres que querem pintar os fios sem sair
de casa
Foto: Shutterstock 
1. Para evitar manchas nos f ios, procure sempre escolher um tom aproximado do natural ou um mais claro”, recomenda Dilma Xavier, cabeleireira do HBD Spa (RJ).

2. “Boa parte das brasileiras tem cabelo escuro com fundo de clareamento vermelho. Assim, escolha cores naturais sem nuances, por exemplo 6 (louro-escuro) ou 5 (castanho-claro)”, recomenda Mari Nicácio, do Homa Elite Salon (SP).

3. Antes da aplicação, faça um teste para evitar reações alérgicas. Com um cotonete, aplique uma pequena quantidade do creme colorante atrás da orelha. Se em 48 horas não houver ardência, vermelhidão ou coceira, a coloração poderá ser aplicada.

4. Leia a bula do produto e verif ique se ele deve ser passado nos f ios secos ou úmidos ou se existe algum produto a ser aplicado antes da coloração.

5. Antes de iniciar o processo, passe um pouco de creme hidratante na testa e nas orelhas (próximo à raiz dos cabelos) para evitar possíveis manchas.

6. Nos f ios com raiz aparente, o ideal é começar a aplicação nessa área, aguardar o tempo de pausa recomendado na bula do produto e, somente depois, ir para as pontas.

7. Para cabelo que nunca foi colorido ou sem grande diferença na raiz, é aconselhável usar a coloração nele inteiro, ao mesmo tempo, para o tom f icar igualado.

8. Ao final do tempo de pausa recomendado pelo fabricante, lave bem o cabelo sem xampu (água fria ou morna, como preferir). Depois de retirar a primeira camada de tinta, você pode lavar normalmente.

9. Tome uma última chuveirada com água gelada. Isso garantirá mais brilho aos fios.