Amor à moda antiga

Aprenda lições dos casais do passado e melhore o seu relacionamento

por Redação
INTERNA_amor à moda antiga gettyimages.jpg title= 
Foto: getty images

Segundo dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% dos casais se divorciaram antes de completar dez anos de união. Os números indicam que casamentos duradouros não refletem mais os anseios dos novos casais. “Em épocas passadas, as coisas eram feitas para durar. Quando quebravam, dava-se um jeito de consertar. Nos dias de hoje, não funciona mais dessa forma. O mesmo acontece para os relacionamentos. Antes era até que a morte nos separe, já hoje há pouca tolerância em caso de conflito”, afirma Priscila Scripinic, coach de relacionamentos.
Obviamente, os casais do passado não eram perfeitos, enfrentavam problemas no cotidiano da relação. Mas, de acordo com a especialista, havia o desejo de fazer o outro feliz. “Enquanto buscarmos a felicidade em fatores externos a nós, sempre nos frustraremos. Se mudarmos o foco para nos empenharmos em fazer feliz o outro, porque isso nos faz bem, a chance de também nos realizarmos é muito maior”, analisa.
O individualismo, presente nos dias de hoje, também é responsável pela perda de uma caracterísitica muito importante para manter a chama sempre acesa. “Falta comunicação nos casais modernos. Olho no olho, ouvir atentamente o que outro tem a dizer, tirar um tempo só para os dois. Na loucura do dia a dia, quantos casais hoje realmente fazem um esforço consciente para ter um momento a sós?”, questiona Priscila.
A modernidade também diluiu os papéis do homem e da mulher, o que não ajudou a fortalecer os laços da vida a dois. “Claro que não devemos estabelecer padrões de comportamento. No entanto, para o casal manter a estabilidade da união, é necessário que cada um assuma uma posição dentro do casamento”, orienta. Antigamente, o homem era o provedor e a mulher, dona de casa. “Se os dois forem essencialmente masculinos ou femininos ao mesmo tempo, acabam se trombando. Os papéis do líder e do liderado são importantíssimos. Mas, vale a ressalva, nenhum está acima do outro”, diz a especialista. Conhecer a si mesmo é um bom começo. “Quanto mais clareza se tem sobre si próprio, melhor será o trato com o parceiro. Creio que o autoconhecimento nos ajuda a ter mais respeito por nós e pelas pessoas. E isso é fundamental para um relacionamento duradouro.”

0 comentários:

Postar um comentário